Guia definitivo para iniciar uma carreira na Gastronomia!

Você é uma daquelas pessoas que cozinha para a sua família e amigos? Se você tem habilidades na cozinha, então a carreira de gastronomia é para você!

Para iniciar uma carreira de gastronomia é preciso ter bem em mente que a jornada pode ser longa e desafiadora, mas é recompensadora, pois quando se há prazer no que faz, tudo fica mais fácil.

 Por isso, se você gosta de cozinhar, de elaborar receitas, de manusear alimentos, de ver o prazer na face das pessoas ao comerem uma deliciosa preparação, siga essa carreira. A partir de agora você vai ver um guia definitivo para iniciar uma carreira na gastronomia. Acompanhe!

Curso de gastronomia

O curso de gastronomia pode ser feito através de duas modalidades. A primeira é o curso tecnólogo de gastronomia, esse pode durar em média, pouco mais de dois anos e o segundo é o curso de bacharelado, que ocorre durante um período de quatro anos.

No decorrer do curso, o aluno passa por matérias como cozinha brasileira, cozinha internacional, história e cultura da gastronomia.  

O que faz um profissional gastronômico?

Um profissional formado em gastronomia pode atuar em diferentes setores, ou seja, há muitas opções para quem escolhe essa carreira.

É natural que as pessoas pensem que o formado em gastronomia é, na verdade, chefe de cozinha, mas quem decide ser gastrônomo tem muitas possibilidades de empregos, não apenas chefe de cozinha.

Ele pode atuar como consultor gastronômico, atuar em prol da segurança alimentar, na indústria e também como chefe de cozinha em diversos restaurantes.

Quanto ganha uma pessoa formada em gastronomia?

O valor do salário médio de um profissional em gastronomia vai depender do setor que ele escolher atuar. Por exemplo, o chef de cozinha pode ganhar um valor salarial diferente daquele que trabalha como consultor gastronômico.  

O que é preciso para iniciar uma carreira na gastronomia

Agora veja por meio deste guia, o que é preciso para iniciar uma carreira na gastronomia.

Tenha um alvo em mente

É muito importante que você tenha um alvo em mente. Por exemplo, você vai fazer o curso de gastronomia com que objetivo? Talvez você queira se tornar um renomado chef de cozinha, ou talvez seu desejo seja conseguir melhores oportunidades dentro de uma indústria.

Quando tem um alvo em mente, você consegue dar os passos necessários para conquistar seus objetivos.

Aumente seu conhecimento sobre a cozinha

Outra dica muito importante para quem pretende iniciar uma carreira gastronômica é aumentar o conhecimento sobre a cozinha. Para isso, é necessário participar de cursos, seminários, workshops e muito mais.

Há uma infinidade de cursos que podem ser realizados de forma presencial, semipresencial e à distância, que você pode fazer para aprofundar seus conhecimentos.

Procure oportunidades que condizem com sua experiência

Outra dica valiosa para seguir a carreira na gastronomia é procurar por oportunidades que condizem com a sua experiência. Se você se especializou para ser chef de cozinha, não pode atuar como um profissional de segurança alimentar, pois você não tem especialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.