Descubra como evitar o entupimento de pia

É comum nos depararmos com um entupimento repentino da pia, no momento de lavar louças ou mesmo de escovar os dentes. Na maioria dos casos isso acontece devido a ausência de atenção a alguns cuidados básicos, que são muito importantes para manter o encanamento livre durante a passagem da água. 

Tais cuidados evitam transtornos relacionados com os entupimentos de pia e pensando em te auxiliar no impedimento desta problemática, vamos evidenciar alguns deles no presente artigo. Assim, você pode ficar por dentro das diferentes precauções, tornando-as seus hábitos antes e durante a utilização da pia (do banheiro ou da cozinha). Não deixe de conferir!

Evite jogar objetos, cabelos ou restos de comida 

Este é um dos cuidados mais básicos para evitar o entupimento da pia do banheiro ou da cozinha. Evite jogar restos de comida ou mesmo deixar pratos com resquícios de alimentos, pois tais resquícios podem cair no ralo sem querer e com o acúmulo, acabar entupindo o encanamento durante a lavagem de louças. 

Os cabelos, no caso das pias de banheiros, também podem causar entupimento e mau cheiro. Portanto, recolha os fios da cabeça, barba e até dos pelinhos do nariz a fim de evitar transtornos. Fique de olho para que objetos como pinças, pequenos talheres, palitos, brincos e semelhantes não caiam dentro dos ralos e acabem gerando o entupimento da pia. 

Na pia de cozinha, evite jogar pó de café e utilize rede de proteção no ralo

Evite ao máximo jogar pó de café na pia da cozinha, uma vez que por mais que este insumo seja em pó, ao ser jogado no ralo pode ficar acumulado no encanamento. Isso se dá, pois, os canos de pias de cozinha, principalmente, possuem um certo nível de gordura, fazendo com que alimentos como pó de café se acumulem e impeçam a passagem da água. 

Além disso, procure utilizar redinhas de proteção no ralo, uma vez que estas seguram boa parte dos restos de alimentos que acabam caindo na pia. Deste modo, as redinhas são aliadas para evitar que o entupimento aconteça. 

Os especialistas indicam manutenção a cada 30 dias

Especialistas em encanamentos indicam manutenção das tubulações a cada 30 dias. Mas não se preocupe, isso pode ser feito por conta própria utilizando alguns ingredientes em específico, que podem variar. Por exemplo, você pode utilizar detergente ou sal e bicarbonato de sódio. 

No caso do detergente, basta inserir uma quantidade razoável de acordo com a sua preferência. Enquanto isso, para o sal e o bicarbonato, utiliza-se uma xícara de cada. Em ambos os casos é necessário inserir tais itens no ralo da pia e em seguida, jogar cerca de 1 litro de água fervente. 

Tampe a pia por alguns minutos depois do procedimento, assim é possível deteriorar sujeiras acumuladas na tubulação. Lembre-se de que se seu encanamento for de plástico, a temperatura da água deve ser mais amena, para evitar rachaduras. 

Em casos de entupimentos, entre em contato com uma desentupidora!

Caso a sua pia de cozinha ou banheiro entupa e você não encontre soluções viáveis, chame imediatamente o serviço de uma empresa desentupidora de pia. As empresas especializadas são capazes de resolver o problema de forma eficaz, oferecendo orientações particulares a cada caso e evitando que o problema volte a se repetir. 

Sabendo disso, busque selecionar aquela que mais transmita confiabilidade e de preferência, ofereça serviços fora do horário comercial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.