Confira algumas dicas para deixar sua cozinha limpa e organizada

Não existe nada mais gostoso do que entrar na sua cozinha e ver que ela está arrumada e cheirosinha, não é mesmo?!

No entanto, se a organização ainda não é o seu ponto forte, neste artigo separamos algumas dicas para que você consiga deixá-la sempre limpa e organizada. Confira!

1. Esvazie a pia após cada refeição

Esta dica poderia ser resumida com uma simples e famosa frase: ‘sujou, lavou!”, porque um dos costumes que deixa a cozinha de pernas para o ar, é acumular louças sujas na pia. 

Deixar apenas um copo para lavar depois não é errado, o problema mesmo é deixar a louça suja na pia até ganhar uma proporção muito maior. Quanto mais você alimenta a ideia de que a tarefa ficará para mais tarde, maiores ficarão suas pilhas de panelas, pratos e talheres, que logo se tornarão um desafio quando for preparar alguma refeição.

Portanto, para que sua cozinha esteja sempre em perfeito estado, procure lavar tudo o que for usado imediatamente. Mesmo que você o faça com mais frequência, não precisará realizar um trabalho acumulado quando poderia estar descansando.

Além disso, outra ótima dica de limpeza da pia, é que você descarte os restos de alimentos corretamente para evitar entupimentos. É sempre possível contratar uma desentupidora na região de Guarulhos, mas é bom evitar desconfortos.

2. Conte com o apoio de todos os que moram na residência

Sejamos sinceros: não existe nada mais desagradável do que ser uma pessoa organizada, mas conviver com pessoas que não compartilham dos mesmos hábitos que você, não é mesmo?! Portanto, neste caso, além de se policiar, você deve levar sua família junto contigo nesta jornada.

Se você tiver filhos, estipule tarefas e deixe claro que não é certo deixar outras pessoas limparem sua sujeira. Já com o cônjuge ou outros familiares, divida tudo o que deve ser feito, peça que prezem sempre pela arrumação e tudo ficará sempre em ordem!  

3. Sempre organize suas gavetas e armários

Para não se perder ou acabar bagunçando ainda mais seu armário e gavetas ao procurar por utensílios e panelas, uma ótima dica é utilizar nichos e separadores para respeitar a organização decidida no início para facilitar o acesso aos itens. 

Evite deixar tudo junto e bagunçado e aposte em nichos para a gaveta de talheres, para separar pratos, tigelas, vasilhas de vidro etc. Além disso, vale também separar as panelas por modelo e função, pois irá adiantar muito na hora de escolhê-las.

Ademais, organizar os temperos e ingredientes que mais usa para cozinhar também é imprescindível, pois quando estamos cozinhando, nada melhor do que ter tudo em mãos rapidamente. 

4. Mantenha a geladeira sempre limpa e organizada

Por último, mas não menos importante, é fundamental que você faça uma limpeza total na sua geladeira a cada duas semanas. 

É muito higiênico que você retire dela tudo o que não puder ser utilizado e organize cada item de acordo com frequência de uso e validade.

Além disso, é crucial também que você dê atenção para o quanto de refrigeração cada produto precisa para não acabar estragando e sendo necessário o descarte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.