4 Dicas especiais para melhorar o sabor do pão caseiro

Existem detalhes nas receitas que vemos na internet que só sabemos da importância depois de botar a mão na massa. Detalhes preciosos podem passar despercebidos enquanto estamos empolgados e preocupados pensando se dará certo ou não aquela receita. 

Assim também é quando fazemos pão caseiro, uma receita de um alimento delicioso, mas que por vezes perdemos detalhes que podem deixá-lo com o sabor mais apreciável. Hoje vamos ver 4 dicas especiais para melhorar o sabor do seu pão caseiro!

Ingredientes na temperatura certa

É bem comum de acontecer de você decidir de última hora fazer uma receita bem gostosa de pão para comer só ou com quem você ama. Mas a realidade é que esse detalhe (de ser decidido em última hora) pode acabar com seus planos e frustrar com uma receita mal sucedida. 

Isso porque o ideal mesmo é que você retire os ingredientes para fazer sua receita de pão, com antecedência suficiente para deixá-los na temperatura ambiente. Quando os ingredientes para a massa do pão estão em temperatura ambiente sua massa vai se misturar de forma mais fácil e ficar mais cremosa. 

Mas aqui deixamos a ressalva de que, se por orientação da receita, houver algum ingrediente gelado ou quente, siga as recomendações para que tenha sucesso na receita! 

Não utilize fermento químico 

Um dos segredos para você obter um resultado ótimo na sua receita é saber utilizar os ingredientes da forma correta. Por exemplo, o fermento é um elemento que existe em variedades e que pode te confundir na hora de botar em prática a receita.

Por exemplo, para bolos, o fermento químico pode ser a melhor escolha, mas isso não significa que será também para sua receita de pães.

Para a receita de pães, o fermento químico não é recomendado, a não ser em casos muito particulares. O ideal aqui é que você utilize receita de fermento natural para que seu pão fique fofinho por dentro, crocante por fora e muito saboroso por completo!

Saiba a importância da água e do leite

Uma outra dica importante para você que quer preparar um pão caseiro delicioso é por saber como umedecê-lo ainda durante o assamento. Por exemplo, é essencial saber que se você quer que seu pão saia fofinho e macio, o ideal é utilizar o leite na receita. Mas se o objetivo é que seu pão fique crocante e com casquinha, utilize água.

É necessário saber que cada um desses elementos pode trazer uma consequência diferente para sua receita, mas os dois têm o papel de umedecer e hidratar os amidos, de forma a amolecer a massa.  

Peneirar a farinha melhora tudo

Você já ouviu falar que às vezes uma comida tem um sabor magnífico por causa de um detalhe que pouca gente geralmente dá atenção? Isso acontece também com o pão caseiro. E esse detalhe é tão simples, que muitos padeiros não deixam explícito nos vídeos de culinária. 

Você deve peneirar a farinha antes de adicionar a massa, porque quando ela é peneirada, recebe o deslocamento do ar e o resultado na massa é deixar ela fofinha e macia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.